O Presidente da República, João Lourenço, está de partida, desde a manhã desta segunda-feira, à Confederação Helvética da Suíça, onde vai participar na 48ª edição do Fórum Económico de Davos, a decorrer de 23 a 27 de Janeiro, naquele Estado Europeu.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de despedida do vice-presidente, Bornito de Sousa, e de ministros.
João Lourenço encabeça uma delegação integrada pelo ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, e pelos ministros da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, e da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Completam a delegação os ministros das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Pedro Azevedo, que já se encontram em Zurique, deste sábado último.
No quadro da agenda do Presidente, entre outras actividades, João Lourenço fará uma intervenção no painel consagrado ao desenvolvimento da energia no continente africano, subordinado ao tema “Acelerando o acesso da Energia em África”.
Trata-se da primeira viagem europeia do Chefe de Estado angolano e participação, como convidado, num fórum internacional desta dimensão, desde que foi empossado no cargo, em Setembro de 2017.
Este ano, o Fórum Mundial de Davos, fundado em 1971, pelo professor de economia suíço Klaus Scwab, reunirá mais de três mil delegados em representação de uma centena de Estados de várias partes do mundo.