A cerimónia de investidura do Presidente da República, João Lourenço e da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, acontece na próxima quinta-feira, 15 na sequência da vitória do MPLA nas Eleições Gerais de 24 de Agosto último.
Segundo um comunicado publicado e na página da Presidência da República, a cerimónia de investidura vai ter lugar em Luanda, na Praça da República.
O Tribunal Constitucional (TC) validou na última quinta-feira os resultados definitivos das Eleições Gerais de 24 de Agosto, com a vitória do MPLA e seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, por 51,17 por cento dos votos.
Rebelo de Sousa e Embaló na investidura de João Lourenço
Os chefes de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, e bissau-guineense, Umaro Sissoco Embaló, confirmaram a presença na cerimónia de investidura do Presidente João Lourenço, cujo acto solene está previsto para quinta-feira, 15, na Praça da República, em Luanda.
Na última sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou João Lourenço pela reeleição como Presidente de Angola, numa mensagem em que referiu estar “terminado o processo eleitoral” e formulou “um voto de que a vida política angolana se continue a desenvolver em clima de liberdade, de pluralismo e de tolerância”.
Por seu turno, a Presidência da Guiné-Bissau fez saber ontem aos jornalistas que o Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló, vai estar em Angola para a cerimónia de investidura de João Lourenço.
O também presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), além da deslocação a Luanda fará uma paragem no Quénia, onde vai participar do empossamento do igualmente recém-eleito William Ruto.
JA