O Presidente da República, João Lourenço, anunciou esta segunda-feira, 21, aos jornalistas, no Palácio Presidencial, que aceitou o convite efectuado em Junho, pelo homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, para participar na cimeira do Grupo dos 77, que se realiza em Cuba.
João Lourenço fez esta revelaçã, durante uma conferência de imprensa na Cidade Alta, que estará presente no certame para reforçar os laços históricos existentes entre os dois países, destacando a importância das relações históricas dos dois países e povos.
Por seu turno, o Presidente cubano disse que Cuba considera Angola como um importante parceiro no acompanhamento do desenvolvimento económico e social.
Miguel Cane disse que veio actualizar ao presidente Lourenço sobre a situação socioeconómica que se vive em Cuba como resultado do bloqueio dos Estados Unidos de América, ao povo cubano, tendo reiterado a vontade de Cuba continuar a cimentar as relações com Angola com base ao interesse e benefício mútuo.
Para o jurista Daniel Pereira, a visita do presidente cubano pode inscrever-se na perspectiva de pedir apoio do governo angolano tendo em conta as boas relações que tem com os EUA, para o levantamento do bloqueio.
JA