Angola conquistou esta quarta-feira dois primeiros lugares (categorias de Rádio e Televisão) e um segundo lugar (Imprensa) do Prémio SADC de Jornalismo Edição 2022.
O facto foi anunciado em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), durante a 42ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorre a 17 e 18 deste mês, com a participação de uma delegação angolana chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Nas categorias de Rádio e Televisão, Angola venceu a concorrência conquistando o primeiro lugar pelos jornalistas Aristides Kito da Rádio Nacional de Angola no Cuando Cubango e Cândido Calombe da Televisão Pública de Angola no Zaire, respectivamente.
Em Rádio, categoria em que estiveram em disputa quatro propostas, venceu o trabalho angolano com o título “Impacto da praga de gafanhotos na segurança alimentar da SADC”, enquanto em Televisão, onde perfilavam cinco concorrentes para a vitória, o trabalho vencedor tem como título “Importância do Rio Zaire na SADC”.
No que toca à categoria de Imprensa, venceu o concorrente de Angola Jaquelino Figueiredo do Jornal de Angola, apresentou o trabalho intitulado “Comércio transfronteiriço entre Angola e RDC – Uma rota comercial procurada mas que precisa remover obstáculos”, que trata da rota comercial na fronteira entre Angola e o Congo Democrático, ambos países membros da SADC.
JA