Cerca de 3 mil milhões de kwanzas são os valores disponíveis na operadora KixiCrédito para conceder empréstimos a 6 mil projectos, inseridos no Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), disse hoje, o presidente do Comité Executivo da instituição, Joaquim Catinda.
Falando, após a inauguração do 32º posto de atendimento específico para o PREI, no mercado do São Paulo, no município de Luanda, o responsável avançou que o montante é referente à segunda fase do projecto de reconversão da economia informal, iniciada em Maio último.
Já a administradora executiva do Instituto de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Paula Coelho, diz que, desde a inauguração da loja do Mercado do São Paulo, cerca de mil 580 micro-empreendedores foram registados nesta fase, estando a ser capacitados.
A também coordenadora nacional operacional do PREI diz que as referidas empresas estão a ser capacitadas em aspectos como literacia financeira e digital e empreendedorismo.
O coordenador da Comissão de Reestruturação do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), Teodoro Poulson, fez saber que se pretende aumentar o número de operadoras de crédito, das quatro actuais, onde se destacam a KixiCrédito, Wiliete Crédito, Nespecred.
Realçou também, que no âmbito da campanha, “temos disponíveis 6 mil milhões de kwanzas e o desafio de financiar 11 mil 500 projectos, através das operadoras de micro crédito que trabalham com o PREI”.
O posto de atendimento específico para o PREI da KixiCrédito, hoje inaugurado, está localizado no mercado do São Paulo, onde até antes do processo de reordenamento do comércio existiam cerca de 896 bancadas, cerca de 165 lojas, 20 restauração, 10 bancadas para venda de aves e 282 tendas.
O PREI é o Programa de Reconversão da Economia Informal, desenhado pelo Governo da República de Angola, para promover a Transição de Economia Informal para a Economia Formal.
O processo de formalização do PREI é coordenado pelo Ministério da Economia e Planeamento e implementado por uma equipa intersectorial.
ANGOP