Kwanza passa a ser a segunda pior moeda do mundo

Data:

A moeda nacional Kwanza desvalorizou-se, na tarde desta segunda-feira, 26, para mais de 800,694 kwanzas por dólar e 872,557 por euro pela primeira vez, no dia em que a Bloomberg colocou a moeda nacional no segundo lugar do ranking das piores moedas a nível mundial em relação ao dólar norte-americano.

De acordo com a agência norte-americana de informação financeira, o kwanza está a perder pelo sétimo dia consecutivo, tendo chegado hoje a valer 804,37 kwanzas por cada dólar, ficando apenas atrás da libra sudanesa no referido ranking das moedas mundiais.

O kwanza já caiu 37% desde 11 de Maio, no seguimento da decisão do executivo de acabar com os subsídios estatais aos combustíveis, mormente a gasolina, o que motivou uma forte contestação social e o consequente aumento dos preços dos produtos da cesta básica.

Aquando da tomada de posse do novo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), o Presidente João Lourenço defendeu que o banco central deve implementar medidas para fortalecer o kwanza, além de ajudar a economia a diversificar-se e controlar a inflação.

Segundo a agência de notação financeira Fitch Ratings, que antevê que o Tesouro continue sem intervir nos mercados, Angola não vendeu dólares à banca comercial em Abril e Maio.

“O Tesouro nacional reduziu a venda de moeda externa, porque cobrou menos impostos e receitas dos direitos petrolíferos”, comentou o investigador António Estote, da Universidade Lusíada de Angola, à Bloomberg.

A inflação em Angola aumentou para 10,62% em Maio, pondo fim a 15 meses de declínio, depois de o governo ter cortado os subsídios aos combustíveis. O novo governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, já reviu a previsão de inflação para este ano em alta, antecipando agora um aumento dos preços entre 9 e 11% no final de 2023.

Na última sexta-feira, 23, a agência de notação financeira Fith Ratings desceu a perspetiva de evolução da economia angolana de Positiva para Estável, mantendo o rating em B-. “A revisão do outlook de Angola de Positiva para Estável reflecte as previsões de menor crescimento económico, maior inflação e um aumento no rácio da dívida face ao Produto Interno Bruto (PIB), em resultado da forte depreciação do kwanza”, lê-se na nota que explica também a decisão de manter o rating em B-.

A Fitch Ratings reduziu a previsão de crescimento para 1,5% do PIB este ano, 2% no próximo ano, face aos 3,1% registados em 2022, estimando também que a inflação suba de 14,7%, no final deste ano, para 17,1%, em 2024.

Até agora previa-se, para o próximo ano, que os preços crescessem apenas um dígito. Na nota da Fitch Ratings, os analistas estimam ainda que o kwanza, que perdeu 30% do valor face ao dólar no primeiro semestre deste ano, chegue ao final do ano a valer 760 kwanzas por dólar, face aos 504 kwanzas por dólar no final de 2022. No entanto, “uma depreciação maior é possível se a oferta interna continuar limitada”, escreveram os analistas da referida agência.

Bloomberg

Partilhar o conteúdo:

[tds_leads input_placeholder="Email " btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_checkbox="yes" pp_msg="SiVDMyVBMSUyMGxpJTIwZSUyMGFjZWl0ZWklMjBhJTIwJTNDYSUyMGhyZWYlM0QlMjIlMjMlMjIlM0VQb2wlQzMlQUR0aWNhJTIwZGUlMjBwcml2YWNpZGFkZSUzQyUyRmElM0Uu" f_title_font_family="653" f_title_font_size="eyJhbGwiOiIyNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMjAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIyMiJ9" f_title_font_line_height="1" f_title_font_weight="700" f_title_font_spacing="-1" msg_composer="success" display="column" gap="10" input_padd="eyJhbGwiOiIxNXB4IDEwcHgiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxMnB4IDhweCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTBweCA2cHgifQ==" input_border="1" btn_tdicon="tdc-font-tdmp tdc-font-tdmp-arrow-right" btn_icon_size="eyJhbGwiOiIxOSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE3IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNSJ9" btn_icon_space="eyJhbGwiOiI1IiwicG9ydHJhaXQiOiIzIn0=" btn_radius="3" input_radius="3" f_msg_font_family="653" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_msg_font_weight="600" f_msg_font_line_height="1.4" f_input_font_family="653" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEzIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMiJ9" f_input_font_line_height="1.2" f_btn_font_family="653" f_input_font_weight="500" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxOSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMSJ9" f_btn_font_line_height="1.2" f_btn_font_weight="700" f_pp_font_family="653" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMSJ9" f_pp_font_line_height="1.2" pp_check_color="#000000" pp_check_color_a="#ffa500" pp_check_color_a_h="#ffc456" f_btn_font_transform="uppercase" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJsYW5kc2NhcGUiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjM1IiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJsYW5kc2NhcGVfbWF4X3dpZHRoIjoxMTQwLCJsYW5kc2NhcGVfbWluX3dpZHRoIjoxMDE5LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" msg_succ_radius="2" btn_bg="#ffa500" btn_bg_h="#ffcb6b" title_space="eyJwb3J0cmFpdCI6IjEyIiwibGFuZHNjYXBlIjoiMTQiLCJhbGwiOiIxOCJ9" msg_space="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIwIDAgMTJweCJ9" btn_padd="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIxMiIsInBvcnRyYWl0IjoiMTBweCJ9" msg_padd="eyJwb3J0cmFpdCI6IjZweCAxMHB4In0=" title_text="Inscreva-se AGORA" btn_text="EU QUERO!" list="342" successful_submit_rdr_url="https://correiodigital.net/planos-de-assinaturas/"]
spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

CNN aborda uma “nova Angola” que se abre ao mundo

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação...

EUA em alerta: Hackers chineses continuam à espreita nas redes telefônicas americanas

Autoridades do governo dos EUA disseram nesta terça-feira que...

Os melhores cursos gratuitos em SEO para jovens angolanos em 2025

És jovem e queres te profissionalizar? Aprenda SEO, Optimização...