0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Lançada biografia de Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”

Data:

A investigadora angolana Aida Pegado lançou e autografou, esta quinta-feira, em Luanda, a sua obra que consiste na biografia de Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” – Um percurso político singular 1942-1997.

O livro representa um testemunho sobre a vida de um homem considerado como multifacetado e polêmico, fundamental para compreensão da história de Angola, como do MPLA.

A obra está composta por três partes que narram o início da carreira, intervenção na governação e o papel na família. Em 290 páginas, a mesma retrata parte da história de Pedro de Castro Van-Dúnem e foi produzida pela Mayamba Editora.

A autora escreveu a biografia a convite do fundador da Mayamba Editora, Arlindo Isabel, tendo encarado a solicitação como um desafio, por não ter conhecido Pedro de Castro Van-Dúnem.

Na sequência do convite, Aida Pegado começou por entrevistar em Angola familiares, amigos, colegas do partido MPLA e outras pessoas que tiveram uma ligação com o mesmo. Referiu que este percurso de entrevista levou-lhe a viajar para Portugal, Congo Brazzaville, Inglaterra, onde de antigos combatentes e outros intervenientes que conheciam o homenageado, recebeu informações que a ajudaram na elaboração da obra.

A também professora de Ciências Políticas da Universidade Agostinho Neto enfatizou que, na obra, colocou ainda um testemunho deixado por escrito do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Durante a apresentação da obra, Arlindo Isabel referiu que a ideia do livro surgiu em 2015, quando o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recomendou à família redigir a biografia de “Loy”. Disse que na ocasião foi chamado para elaborar o projecto geral para sua materialização, cuja Fundação Eduardo dos Santos ficou encarregue de financiar a obra, que não avançou até 2017.

Os presentes na sala pediram a autora que continuasse com o processo de investigação, porquanto ainda há muito por se falar sobre a figura de Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, que precisa ser levado ao conhecimento da juventude.

Aida Pegado é doutora em estudos africanos na área política e relações internacionais, numa perspectiva interdisciplinar, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

ANGOP

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...