O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, inaugurou em Luanda uma incubadora de micro e pequenas empresas, com sete secções, para apoiar iniciativas de emprego e renda aos jovens.
A incubadora denominada “Mumala” (ventre em kimbundu), está localizada no Distrito Urbano do Futungo II e foi financiada pela ONG Development Workshop (DW).
A incubadora de empresas é destinada a jovens empreendedores e surge no âmbito do Programa de Estágios Profissionais, que a DW tem proporcionado a estudantes angolanos para permitir maior inserção no mercado de trabalho.
Pedro Filipe considera que a iniciativa da DW tem um grande impacto a nível de projectos de inclusão social, sobretudo para a juventude, porque muitos mudaram de vida depois da oportunidade de estágios profissionais.
Esta iniciativa, sublinhou, está alinhada ao programa do Governo que consiste na promoção do emprego e formação profissional. Nos próximos cinco anos, o Executivo prevê atingir 148 mil estágios profissionais.
O governante revelou ainda que a partir do próximo ano, arranca o Programa Nacional do Emprego, numa iniciativa mais alargada e ambiciosa, tal como foi anunciado recentemente pelo Presidente da República no seu discurso sobre o estado da Nação.
A Development Workshop é uma Organização Não Governamental, líder em projectos de estágios profissionais, que actua no mercado angolano há mais de dez anos.
O projecto de estágio profissional e comunitário é um instrumento de apoio à juventude, que contribui para as políticas do Executivo que visam inserir jovens na vida activa, servindo de mecanismo de estímulo à auto-estima, exercício da cidadania, solidariedade e liderança social.
JA