Consórcio que detém a concessão da linha ferroviária do Corredor do Lobito vai transportar 10 mil toneladas de minério de cobre da República Democrática do Congo (RDC) para o Porto do Lobito.
A Lobito Atlantic International, consórcio constituído pela Trafigura (49,5%), Mota-Engil (49,5%) e Vecturis S.A (1%), rubricou, ontem, quarta-feira, 16 de Agosto, um memorando de entendimento com empresa canadiana Ivanhoe Mines, que explora as minas de cobre de Kamoa-Kakula, RDC.
A informação foi tornada pública hoje em nota distribuída à imprensa, que cita o Co-Presidente Executivo da Ivanhoe Mines, Robert Friedland.
SEGUNDO O DOCUMENTO, QUE NÃO MENCIONA O LOCAL DA ASSINATURA DO MEMORANDO, ESTÁ ASSEGURADO O TRANSPORTE DE 10 MIL TONELADAS DE CONCENTRADO DE COBRE JÁ NO ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2023 DA RDC PARA O PORTO DO LOBITO, LOCALIZADO NA PROVÍNCIA LITORÂNEA DE BENGUELA.
Com a assinatura do acordo, os canadianos da Ivanhoe Mines, vão diminuir para 20 dias o tempo de viagem de ida e volta através do Corredor do Lobito, contrariando os 50 dias percorrido de Kamoa-Kakula até Durban.
DE ACORDO COM UMA NOTA, ATÉ AO PRECISO MOMENTO, A CONTRATANTE ENVIA O MINÉRIO POR VIA RODOVIÁRIA PARA PORTOS NA ÁFRICA DO SUL (DURBAN), NAMÍBIA (WALVIS BAY), MOÇAMBIQUE (BEIRA) E TANZÂNIA (DAR ES SALAM). PORÉM, LÊ-SE, “O TRANSPORTE ATRAVÉS DA LINHA FÉRREA DE 1739 KM QUE LIGA A RDC E AO PORTO DE LOBITO CONSTITUI UMA ALTERNATIVA MAIS RÁPIDA, ENCURTANDO O TEMPO DE VIAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA”.
A concessão do corredor do Lobito foi entregue à LAR – Lobito Atlantic Railway no final de 2022. A cerimónia de formalização da concessão, no passado dia 4 de julho, contou com as presenças dos presidentes de Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia, dada a relevância desta infra-estrutura para o desenvolvimento económico e social dos três países.
Ao abrigo do contrato de concessão, o consórcio assumiu o compromisso de investir 455 milhões de euros em Angola e outros cem milhões na RDC, para melhorar as infra-estruturas do Corredor do Lobito ao nível de capacidade e de segurança, bem como para comprar 35 locomotivas e 1500 carruagens.
E & M