O site do conhecido jornalista e activista Rafael Marques, Makaangola, destacou o cartonista Sérgio Piçarra como uma das figuras que mais se destacaram no panorama político-social do país no ano findo, 2017.
Através de um artigo titulado com um trocadilho do clássico filme “western” protagonizado por Lee Van Cliff e Clint Eastwood, “Os Bons, Os Maus, Os Vilões: Os melhors de 2017 “, Rafael Marques descorre com sua típica audácia sobre o perfil e os feitos de destacadas figuras angolanas.
No raking do Makangola, na categoria dos “BONS” Sérgio Piçarra apenas perde para o Presidente da República João Lourenço.
Segundo Rafael Marques, “de forma extraordinária e com a ponta do lápis bem afiada, Sérgio Piçarra tem sido, em nossa opinião, o mais articulado e consequente cronista político e social no nosso país”.
A forma como tem retratado o poder e a realidade dos angolanos não tem paralelo. É a voz da razão.
Os seus retratos sobre a realidade política e socioeconómica merecem um grande prémio e maior divulgação nacional. Lançando o repto para ógãos como Ministério da Cultura e da Comunicação Social…
Sérgio Piçarra é reconhecido como o expoente máximo do cartoon nacional da actualidade. O cartonista expõe semanalmente a sua arte nas páginas dos principais jornais nacionais e sites na Internet.
Sérgio Piçarra é o criador da conhecida personagem da banda desenhada angolana, Man Kiko o imbumbável.