0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Malária coloca hospitais num casaco de forças com 4 milhões de casos

Data:

A malária continua a ser a principal causa de morte dos angolanos. O quadro agravou-se muito mais nos últimos meses com o aumento de casos de morte por malária associadas a dengue e a chicungunha, aumentando assim a pressão assistencial em várias unidades hospitalares. 

Por esta razão, o assunto esteve no centro da reunião de ontem da comissão para a política social do conselho de ministros orientado pela Ministra de Estado para a o sector social, Carolina Serqueira.

Já a Ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, revelou que as províncias de Benguela, Luanda, Huambo, Bié, Luanda Norte e Uíge constam entre as mais afectadas.

“Temos cerca de 3.9 milhões de casos, este ano tínhamos uma redução marcada mas, de repente houve um aumento exponencial,” disse a ministra.

Todavia, a Ministra da saúde avançou que “apesar da pressão que estão a sofrer os hospitais do país nesta altura, o sistema nacional de saúde continua funcional”.

Por outro lado, Sílvia Lutucuta garantiu  que já está em curso um plano de combate a malária e que o executivo tem feito o reforço necessário logístico para o tratamento dos doentes.

Quanto as províncias com mais fluxo de casos (Benguela e Huambo), foram criados centros satélites de unidades sanitárias de grande porte.

“O quadro clínico do paciente, depende muito de como chega ao hospital, o que acontece é que muitos deles já chegam com anemia, má nutrição e com a malária o quadro agrava-se de que maneira.” 

CD/RNA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

LinkedIn como canal de vendas: 7 tipos de publicações que convertem seguidores em clientes pagantes

As publicações no LinkedIn podem ser mais do que...

Kagame exonera primeiro-ministro e reestrutura todo governo

O Presidente ruandês, Paul Kagame, exonerou esta quarta-feira o...

A especulação sobre a aquisição da BP estremece mercado global

A gigante petrolífera BP (British Petroleum) está novamente no...