A Procuradoria Geral da República (PGR) revelou recentemente as várias empresas privadas que beneficiaram de financiamento de fundos públicos. Muitas destas empresas estão ligadas a então elite político económica angolana vulgo “marimbondos” da qual se alega promotora da pornográfica corrupção que se assistiu na era eduardista.

As referidas empresas foram suportadas com garantia soberana do Estado, “sem ter havido o reembolso voluntário desses fundos públicos até à presente data”.

Da lista fazem parte as fábricas de tecidos Mahinajethu-Satec, Alassola-África Têxtil, Nova Textang II, de Joaquim Duarte da Costa David, Tambwe Mukaz, José Manuel Quintamba de Matos Cardoso, respectivamente.

A Geni S.A, de Leopoldino Fragoso do Nascimento vulgo “Dino”, e a Lektron Capital, de Manuel Domingos Vicente e Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, constam da lista divulgada.

Segundo a PGR, o Estado, através da Sonangol EP, celebrou um contrato com a Geni S.A no valor em kwanzas equivalente a 53,2 milhões de dólares norte-americanos para a aquisição de participações sociais no Banco Económico.

A Geni S.A apenas pagou cerca de cinco milhões de kwanzas, faltando pagar a quantia em kwanzas equivalente a 29,5 milhões de dólares norte-americanos.

A Sonangol, então “vaca leiteira” da elite político económica, emprestou à empresa Lektron Capital o montante de 125 milhões de dólares norte-americanos, também para aquisição de acções no Banco Económico.

“O beneficiário último da empresa Geni S.A é o senhor Leopoldino Fragoso do Nascimento.

Já da empresa Lektron são os senhores Manuel Domingos Vicente e Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa””, escreve a PGR em comunicado.

A empresa Lektron procedeu à entrega voluntária das participações sociais ao Estado angolano.

Já a empresa Geni S.A assumiu o compromisso de proceder o pagamento da dívida e caso não o faça, o Serviço Nacional de Recuperação de Activos em representação do Estado vai instaurar, imediatamente, o procedimento cautelar de arresto das referidas participações sociais.