O Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, está no ranking dos 15 titulares de orgãos afins do continente africano que tiveram um desempenho positivo no corrente ano que corre para o fim, segundo o Global Finance.
José de Lima Massano teve uma classficação B que o posicionou a frente de homólogos de países como Gana, Zâmbia e Moçambique.
- O Governador do Banco de Reserva da África do Sul, Lesetja Kganyago, tem a melhor classificação (A-) de todos os seus homólogos africanos.
- Os governadores dos Bancos Centrais da África do Sul, Maurícias e Marrocos são os únicos três de África que foram classificados entre os 20 principais banqueiros centrais do mundo.
O Central Banker Report Cards, publicado anualmente pela Global Finance desde 1994, classifica os presidentes dos bancos centrais de 101 países e territórios importantes, incluindo a União Europeia, o Banco Central do Caribe Oriental, o Banco dos Estados da África Central e o Banco Central do Oeste Estados africanos.
No relatório de 2022, apenas três banqueiros centrais de África figuravam na lista dos 20 principais globais: Lesetja Kganyago, Governador do Banco de Reserva da África do Sul; Harvesh Kumar Seegolam, Governador do Banco das Maurícias; Abdellatif Jouahri, Governador do Banco Central de Marrocos.
O presidente do banco central da Nigéria ficou de fora da lista dos 15 principais banqueiros centrais da África e recebeu uma nota “C-” da revista, que o classifica abaixo de seus pares africanos de países como Quênia (B), Ruanda (B+), Gana (B-), Tanzânia (B-) e Zâmbia (C+).
As notas no ranking são baseadas numa escala de “A” a “F” para o sucesso em áreas como controlo da inflação, metas de crescimento econômico, estabilidade da moeda e gestão de taxas de juros.
Confira abaixo os 15 governadores de bancos centrais com melhor desempenho em África em 2022.
-
Lesetja Kganyago – Governador do Banco de Reserva da África do Sul (A)
Governador do Banco de Reserva da África do Sul (SARB), Lesetja Kganyago, gesticula durante conferência de imprensa em Pretória, 6 de outubro de 2014. REUTERS/Siphiwe Sibeko
2. Harvesh Kumar Seegolam – Governador do Banco das Maurícias (A-)
Harvesh Kumar Seegolam
3. Abdellatif Jouahri – Governador do Banco Central de Marrocos (A-)
Abdellatif Jouahri
4. John Rwangombwa – Governador, Banco Nacional de Ruanda (B+)
John Rwangombwa
5. José De Lima Massano – Governador Banco Nacional de Angola (B)
7. Moses Pelaelo – Governor of the Bank of Botswana (B)
9. Buah Saidy – Governor of the Central Bank of The Gambia (B-)
10. Ernest Addison – Governor of the Bank of Ghana (B-)
11. Florens Luoga – Governor of the Bank of Tanzania (B-)
12. Denny Kalyalya – Governor of Bank of Zambia (C+)
14. Marouane El Abbassi – Governor Central Bank of Tunisia (C)
15. Johannes Gawaxab – Governor of the Bank of Namibia (C)
BI Africa