0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Mercado do São Paulo ganha nova imagem

Data:

A governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, inaugurou esta sexta-feira o mercado do São Paulo, que beneficiou de obras de restauro a cargo da construtora Omatapalo, durante três meses.

O mercado conta com 709 bancadas, lojas, armazéns, espaço para carga e descarga, refrigeração, secções de hortaliças, artesanato, medicina tradicional, instalações sanitárias e restaurantes.  

A grande novidade, segundo a governadora de Luanda, é a loja de registos que vai permitir aos cidadãos efectuarem o registo de nascimento e a obtenção do Bilhete de Identidade, prevendo-se para breve a criação de um espaço onde funcionará o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) e uma creche.

Ana Paula de Carvalho garantiu também que estão acautelados os direitos das antigas vendedoras do mercado de São Paulo.

Segundo a governante, foi feito o cadastramento das vendedoras antes de terem sido transferidas para os mercados do Congolenses, Chapada e Neves Bendinha. Sublinhou também que existe um ecoponto que vai permitir educar as vendedoras a fazer a recolha selectiva dos resíduos.

Ana Paula de Carvalho deu a conhecer que o mercado dos Correios já está concluído e pronto para ser inaugurado, em breve.

 “O mercado está bonito e vamos poder vender em boas condições”, disse Teresa Teixeira, sublinhando que antes do arranque das obras as vendedoras receavam que o mercado fosse vendido.

O presidente da Associação de Defesa dos Vendedores no Mercado Informal, Óscar Cardoso apelou às autoridades a trabalharem com lisura no processo de entrega dos espaços às vendedoras. “Devem entregar os lugares às verdadeiras donas, para se evitar confusão”, aconselhou.   

Ruas do Rangel em reabilitação

As ruas de Alentejo, Ilha da Madeira, Lino Amezaga, Minho, Henriques Gago da Graça, Ilha de Cabo Verde e do Tunga Ngó, no bairro da Terra Nova, Distrito Urbano do Rangel, vão beneficiar de obras de reabilitação para permitir maior mobilidade aos automobilistas e transeuntes.  

A empreitada no âmbito do programa de requalificação de Luanda, compreende 98 ruas das quais 19 já concluídas.  

As referidas ruas vão ser ampliadas e asfaltadas, prevendo-se a abertura de valas de drenagem de águas pluviais e residuais, sinalização vertical e horizontal, passeios, iluminação pública e arborização.  

O director provincial das Infra-Estruturas do Governo Provincial de Luanda, Calunga Quissanga, deu a conhecer que as obras fazem parte de um pacote global de 198 ruas, numa extensão de 154 quilómetros, orçadas em cerca de 100 milhões de dólares.

 JA

 

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...