Se ainda está a utilizar este browser da Microsoft é altura de mudar uma vez que neste Dia dos Namorados este será permanentemente desativado de todos os sistemas com o Windows 10 – para o Windows 11 o Explorer nem chegou a ser fornecido de forma oficial.
Assim, os utilizadores que ainda utilizam o navegador vão deixar de conseguir aceder ao mesmo, a Microsoft está a lançar uma atualização de software que desativará permanentemente o Internet Explorer 11. Em vez de ser uma atualização para o próprio Windows, a Microsoft pretende uma atualização irreversível para o Microsoft Edge. É pois recomendado o uso do modo Internet Explorer que se encontra sobre as mais recentes versões do Edge.
A Microsoft garantiu que “a mudança para usar a atualização do Microsoft Edge para desabilitar o IE destina-se a fornecer uma melhor experiência ao utilizador e ajudar as organizações a fazer a transição dos seus últimos utilizadores restantes do IE11 para o Microsoft Edge”.
Agora, com esta mudança, os utilizadores que tentem iniciar o Internet Explorer irão assim iniciar o Edge. O IE será permanentemente desativado do sistema e não é possível voltar atrás nessa decisão. Os ícones do Internet Explorer ainda podem permanecer pelo sistema durante algum tempo, mas também serão eventualmente removidos.
A Microsoft espera remover completamente todos os vestígios visuais do Internet Explorer com uma futura atualização para o sistema, a fornecer em junho.
Menos fios