Com as eleições as portas, o tabuleiro do xadrez político angolano começa registar jogadas à gambito da rainha onde uns são sacrificados para a jogada de mestre aquando do período eleitoral. Joana Lina vai dar lugar a Bento Bento.
Deste modo, o deputado Bento Bento volta a assumir o cargo de primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, em substituição de Joana Lina, que fica apenas como governadora da província. Bento Bento dirigiu o MPLA na província de Luanda, entre 2007 e 2016.
A decisão de regresso de Bento Bento à direcção do partido, em Luanda, saiu esta terça – feira (6), na V Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA, que esteve reunido no Centro de Conferências de Belas, sob orientação do presidente João Lourenço.
Contudo, a decisão não foi recebida com um pleno no seio dos camaradas. Militantes há que discordam da decisão do regresso de Bento Bento ao comando do partido na maior praça política do país, Luanda.
Dentre as razões, apontam o perfil etário e o vigor que se exigirá durante o período eleitoral ante ao futuro oponente do maior partido da oposição, Nelito Ekuikui, secretário da UNITA em Luanda.
A alegação, segundo a ala jovem dos camaradas para este grande desafio existem no partidos militantes elegíveis com veia dinamizadora. Entendem ainda que o Partido enfrenta uma crise reputacional e de imagem que apenas um militante mais jovem e com carisma poderá alcançar este desiderato.