0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Mirex quer mais quadros angolanos na ONU

Data:

A cooperação entre Angola e a ONU, bem como a paz e a segurança mundial, particularmente em África mereceu prioridade no encontro que o Ministro das Relações Exteriores e secretário-geral da ONU.

Manuel Augusto eAntónio Guterres encontraram na passada sexta-feira, em Nova Iorque, EUA.

Os interlocutores examinaram essencialmente a cooperação entre Angola e a ONU no domínio das operações de manutenção da paz, sob mandato das Nações Unidas.

Mas no tocante aos interesses angolanos na maior Tribuna Política do Mundo, Manuel Augusto revelou à Guterres que é prioridade de Angola no âmbito da cooperação, a inserção de quadros angolanos no sistema das Nações Unidas.

Durante o encontro, solicitado pelo ministro angolano, também foi debatida a situação política no Zimbabwe, à luz dos recentes acontecimentos, e na República Democrática do Congo, que tem as eleições presidenciais, legislativas, provinciais e municipais marcadas para Dezembro do próximo ano, data, porém, contestada pela oposição.

A instabilidade na República Centro Africana, originada por actos de violência perpetrados por diversos grupos armados, foi igualmente analisada na reunião, presenciada pelo Representante Permanente de Angola junto da ONU, embaixador Ismael Gaspar Martins, e pela directora para América do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Teodolinda Coelho.

Os interlocutores defenderam a necessidade de uma estratégia concertada com vista a ajudar a pacificar e estabilizar esses países.

Questões que têm a ver com a Coreia do Norte, Arábia Saudita e Líbano, foram também discutidas durante o encontro, realizado na sede da ONU.

Manuel Augusto visitou esta semana os Estados Unidos, onde participou, sexta-feira, em Washington, na Conferência Ministerial sobre Comércio, Investimento, Segurança e Boa Governação, uma iniciativa do Departamento de Estado Norte-Americano.

Presidido pelo secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, o evento contou com a participação de mais de 20 ministros das Relações Exteriores de África e visou o fortalecimento das parcerias com os países africanos nas áreas do comércio e investimento.

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...

Músico Sean ‘Diddy’ Combs é preso sob várias acusações

O músico norte-americano Sean “Diddy” Combs foi preso nesta...

Custo do iPhone 16 vs salário mínimo em 10 países africanos

A pré-encomenda começou na passada, sexta-feira, 13 de Setembro...

Apple perde 100 biliões de dólares com queda de acções

As acções caíram 3% no meio da tarde, eliminando...