A União dos Escritores Angolanos (UEA) anunciou esta segunda-feira a morte do escritor, jornalista e professor Dario de Melo ocorrida domingo, 5 de Junho, na cidade de Benguela, por doença.
Segundo a UEA, o escritor, Jornalista e professor, Dario de Melo nasceu a 2 de Dezembro de 1935, em Benguela. Exerceu várias profissões como a docente, inspector escolar, editor no Instituto Nacional do Livro e do Disco e funcionário do Ministério da Informação.
A União dos Escritores Angolanos destaca ainda que enquanto jornalista, trabalhou na rádio, foi director da Voz do Bié, em 1972, da Tveja (Revista da Televisão Pública de Angola), em 1983, do Jornal de Angola e do Correio da Semana (que fundou juntamente com Manuel Dionísio), em 1991, e do Jornal Jango, em 1992.
Dos mais de 18 títulos publicados, na área da literatura infantil, diz a UEA, destacam-se Estórias do Leão Velho (1985), Vou Contar (1988), Aqui, mas do Outro Lado (2000) e As Sete Vidas de um Gato(2002), com o qual obteve o prémio PALOP 98 de Língua Portuguesa de Literatura Infantil.
“Neste momento de dor e luto, a União dos Escritores Angolanos endereça a família, amigos e colegas as mais sentidas condolências e inclina-se perante a alma do seu membro, que de 1992 a 1994, exerceu a função de Presidente da mesa da Assembleia”, lê-se na nota de condolências.