O empresário e marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, morreu esta quinta-feira, aos 48 anos. Causas não são conhecidas oficialmente.

Sindika Dokolo, o marido de Isabel dos Santos, morreu esta quinta-feira no Dubai. O empresário e colecionador de arte nasceu no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, em 1972 e ainda não são conhecidas oficialmente as causas da morte.

Nas redes sociais Twitter e Instagram, Isabel dos Santos publicou uma foto com Sindika Dokolo e um dos filhos sem qualquer comentário, mas já são muitas as reações de pesar.

De acordo com vários jornais congoleses, como o Politico.CD, a morte de Sindika Dokolo terá ocorrido num mergulho subaquático no Dubai.

O empresário congolês, também um activista político no seu país de origem através da promoção de artistas africanos de arte contemporânea, casou com Isabel dos Santos em 2002.

De acordo com um perfil publicado pela revista Sábado no início deste ano, Sindika “reuniu mais de três mil obras, entre pinturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações, numa coleção que vale perto de 50 milhões de euros (…)

Em 2016 viria a escolher a cidade do Porto para estabelecer a sede da sua fundação na Europa, escolhendo a Casa Manoel de Oliveira como morada”.

Sindika Dokolo foi também alvo de investigações no âmbito do caso ‘Luanda Leaks’ e, ainda recentemente, um tribunal comercial arbitral holandês congelou a participação do empresário na Exem e forçou a saída do conselho de administração da Esperaza, empresa acionista da Galp, do representante desta empresa.

Ana Gomes reage com estranheza

Ana Gomes, candidata à Presidência da República de Portugal, reagiu com estranheza à notícia da morte do marido de Isabel dos Santos.

Numa publicação no Twitter, referindo-se ao acidente que resultou no falecimento do empresário, a antiga eurodeputada escreveu: “Estranho. Muito estranho.”

Apesar deste comentário, a candidata a Belém, que tem sido posicionada em segundo lugar na corrida por algumas sondagens, não concretizou os motivos por detrás da reação. 

Desde a investigação dos Luanda Leaks que Ana Gomes tem acentuado as críticas a Isabel dos Santos e respetiva família. Numa ocasião, acusou a empresária angolana de ser “uma tremenda ladra” do povo Angolano.

Em contrapartida, Isabel dos Santos nega todas as acusações.

ECO