A Octomar e a Cabship preparam condições para criar uma empresa de apoio marítimo no offshore na zona franca de Cabinda, de acordo com um comunicado conjunto dos signatários do projecto.
As empresas que operam no sector de oil & gas, assinaram recentemente, em Luanda, um Memorando de Entendimento (MdE) visando prestar serviços de apoio marítimo e submarino em águas rasas e profundas no offshore de Cabinda, como faz referência um comunicado.
A “joint venture”, 100% angolana, que será registada na zona franca de Cabinda, tem também na “mira” o futuro terminal marítimo de Caio localizado na referida província prevendo também a criação de novas oportunidades de negócios e de emprego especializado.
Com efeitos, o administrador executivo da Octomar, Luís Lago de Carvalho, disse, citado no comunicado, que Cabinda foi a província que permitiu o crescimento da empresa, bem como formar a maior parte dos seus mergulhadores. “Temos continuado a operar em Cabinda, mas a partir da nossa base de Luanda e achámos que devíamos mudar esse quadro tendo agora encontrado um parceiro sólido, e com a mesma visão sobre o conteúdo local, como a Cabship, para o fazer.
Com a criação da Zona Económica Especial de Cabinda, decidimos finalmente avançar e este é o primeiro passo para o que esperamos venha a ser uma empresa local com bastante sucesso e muitos motivos de orgulho para todos”, referiu.
“VAMOS CRIAR EMPREGOS ESPECIALIZADOS E DE SUPORTE. A CABSHIP E A OCTOMAR SÃO EMPRESAS COM BASTANTE EXPERIÊNCIA NO OIL & GAS, E ESTÃO PRONTAS PARA CAPITALIZAR A NOVA VAGA DE OPORTUNIDADES NO OFFSHORE ANGOLANO E, QUIÇÁ, NOS PAÍSES VIZINHOS. E POR ÚLTIMO, CONTINUAREMOS COMPROMETIDOS COM A EXCELÊNCIA OPERACIONAL A EXCEDER AS EXPECTATIVAS DOS NOSSOS CLIENTES, PRESTANDO SERVIÇOS DE PADRÕES INTERNACIONAIS”, FRISOU IGUALMENTE CITADO NO DOCUMENTO.
A Octomar é uma empresa 100% nacional estabelecida em 1997 com o objectivo de fornecer serviços marítimos e subaquáticos à indústria petrolífera em Angola.
Os seus núcleos de serviços são categorizados essencialmente em Terminais Oceânicos e serviços de apoio a FPSO ́s (Unidades Flutuantes de Processamento e Armazenamento); Inspeção, Serviços de Prospecção Subaquática, Reparação e Manutenção (IRM) – incluindo ensaios Não-Destrutivos; Apoio à exploração, instalação e produção do campo petrolífero. Todas as suas operações são executadas com a utilização do mergulho por ar, mistura de gases ou saturação, ou com o uso de ROV (veículos telecomandados à distância) e, se necessário, apoiadas por barcos de apoio ao mergulho e barcos de posicionamento dinâmico (DPII). Fornece navios de suporte às operações em Offshore tais como AHTs, PSVs, SPVs, Crewboats e outros.
É MEMBRO DA IMCA E É UMA EMPRESA CERTIFICADA PELAS SOCIEDADES CLASSIFICADORAS ABS, BV, DNV E LLOYDS, PARA EXECUTAR INSPECÇÕES SUBAQUÁTICAS E TODAS AS OPERAÇÕES SÃO EXECUTADAS DE ACORDO AS NORMAS INTERNACIONAIS TAIS COMO IMO, IMCA, ADC E OUTRAS ORGANIZAÇÕES ESTATUTÁRIAS.
A Cabship, porém é outra empresa angolana com uma vasta experiência em Oil & Gas, líder em gestão de materiais petrolíferos e logística desde 2009. possui certificação ISO 9001: 2015 e ISO 45001: 2018 desde 2018.
É o maior empregador privado do sector na província de Cabinda. Opera mais de 50 armazéns de materiais e equipamentos petrolíferos para os seus clientes, oferecendo soluções chave na mão, optimizada e pronta para responder às suas necessidades operacionais diárias. Cresceu para oferecer soluções 3PL e 4PL aos seus clientes de acordo com suas necessidades. Como membro da Global Logistics Network (GLN), a empresa estende o seu alcance aos 536 escritórios da rede em 125 países, permitindo-lhe atender às necessidades de logística dos seus clientes em todo o mundo, de maneira profissional e eficiente.
Economia & Mercado