A Proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023 contempla um pacote financeiro de 429 mil milhões de kwanzas, para o pagamento de atrasados da dívida comercial das empresas fornecedoras do Governo.
Esta informação consta da mensagem do Presidente da República, João Lourenço e dirigida aos deputados à Assembleia Nacional, por ocasião das discussões na generalidade da Lei que aprova o OGE para 2023, lida esta sexta-feira pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.
“Considerando a importância do investimento público no crescimento económico do país, com esta proposta de orçamento para 2023 vamos impulsionar investimento público estruturante nos domínios da Energia e águas, estradas, portos e aeroportos, caminho-de-ferro, e outros que contribuem para o aumento da produtividade da nossa economia e para o aumento do bem-estar do povo angolano”, destacou o Chefe de Estado, João Lourenço.
Por seu turno, a ministra das Finanças, Vera Daves, explicou que com este orçamento o Executivo se propõe a reduzir a inflação para 11,1%, consolidar a política fiscal para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas e defender o consumo das famílias.
O OGE 2023 prevê receitas e despesas no valor 20.104.207. 404.872,00 (vinte trilhões, cento e quatro bilhões, duzentos e sete milhões, quatrocentos e quatro mil e oitocentos e setenta e dois kwanzas).
JA