0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Os preços do gás na Europa estão cair – Entenda por quê?

Data:

Após um grande salto na semana passada, os preços do gás natural na Europa caíram acentuadamente nesta semana com a notícia de que os estoques de gás da Alemanha estão adiantados.

Os contratos futuros do primeiro mês da Holanda caíram 21% na segunda-feira, revertendo o salto de 40% da semana passada depois que o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, ter revelado que os estoques de gás do país estão a encher rapidamente e podem alcançar Outubro a meta de 85%.

A queda da passada segunda-feira trouxe algum alívio, embora os futuros ainda estejam a ser negociados quase seis vezes mais do que há um ano.

A Europa está à beira de uma recessão, com a inflação a atingir o nível mais em alto em décadas em vários países. Os governos europeus reservaram colectivamente cerca de 280 bilhões de euros (US$ 278 bilhões) em pacotes de ajuda. 

No entanto, o quadro fundamental ainda parece sombrio para a Alemanha , mesmo com locais de armazenamento cheios , o país corre o risco de não conseguir passar o inverno se a Rússia decidir interromper os fluxos.

A República Tcheca, que detém a presidência rotativa da União Europeia, planea convocar uma reunião extraordinária de ministros de energia para discutir soluções em todo o bloco.

Antes do previsto

Mas não é a Alemanha que excedeu as metas de armazenamento. O armazenamento de gás da Europa decorre há nove semanas, facto que se revela como um feito impressionante, mesmo diante da redução severa dos fluxos da Rússia.

Os níveis de armazenamento de gás na Europa estão acima de 70%, e até superaram a média de 5 anos, de acordo com dados da Gas Infrastructure Europe (GIE). 

Até 1º de Novembro, a UE provavelmente atingirá 80% da capacidade de armazenamento de gás natural – bem a tempo do pico de demanda no inverno. A Alemanha está mesmo a perseguir a meta de 95% da capacidade, e já está em 75%. 

As quantidades acima estão em condições de fazer face a procura por petróleo, uma vez que alguns operadores começaram a mudar da geração de gás para petróleo devido aos altos preços do gás natural.

 “A UE já ultrapassou a sua meta de preenchimento interino de 1º de setembro no início de julho e ainda está a caminho de atingir a meta de 1º de novembro “, disse à Reuters Jacob Mandel, associado sênior de commodities da Aurora Energy Research.

De facto, analistas do Standard Chartered Plc estão a dizer que a arma de gás do presidente Vladimir Putin será efectivamente embotada pelo aumento do armazenamento, com a Europa pronta para passar o inverno “confortavelmente” sem gás russo.

Dito isso, a Europa terá que pagar um preço alto: o custo de reposição dos estoques de gás natural é estimado em mais de 50 bilhões de euros (US$ 51 bilhões), 10 vezes mais do que a média histórica para encher os tanques antes do inverno.

OILPRICE

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...