A indústria angolana de seguros conta com a primeira provedora voltada ao sector do agro-negócio, denominada Viva Seguros. A empresa, que entra no mercado com um portefólio inovador, voltado apenas ao agro-negócio e o fomento da agricultura familiar e em larga escala, vai facilitar agricultores nas garantias de crédito bancário.
Segundo o comunicado de imprensa, a empresa surge com uma proposta de seguro que vai dar maior conforto aos bancos comerciais e a concessão de crédito ao sector produtivo, através da diminuição do risco.
De acordo com o presidente da comissão executiva da concessionária, Damien Veerapatren, a Viva Seguros tem como visão de apoiar o sistema bancário, absorvendo parte significativa do risco de crédito ao sector produtivo, o que permitirá às instituições bancárias ficarem “mais tranquilas” na disponibilização dos recursos.
Conforme Damien Veerapatren, o sector produtivo do agro-negócio vai operar micro seguros voltados para esse segmento. O gestor disse ainda que não descarta a literacia financeira virada para os produtores que se dedicam à agricultura de pequena e larga escala, mas que precisam de dinheiro e se vêem bloqueados devido aos riscos do negócio.
A instituição junta-se às 23 operadoras de seguro que actuam no mercado nacional.