Pais gastam até 40 mil kwanzas na aquisição de material escolar do ensino primário nos supermercados, valor que sobe para 60 mil kwanzas no caso do primeiro ciclo do Ensino Secundário.
No mercado informal os custos são mais reduzidos, podendo o material custar até dez mil kwanzas, em que os livros não estão incluídos nestas contas.
Nos principais supermercados da capital do país e mercados informais, para comparar os preços do material didáctico dos estudantes do ensino primário até ao primeiro ciclo, verificou-se que a disparidade entre o mercado formal e informal é enorme.
Os dados indicam que alunos da iniciação até à 4ª classe, com cinco disciplinas, e da 5ª e 6ª classe, com oito cadeiras, precisam de gastar quase seis mil kwanzas no primeiro caso e 12 mil no segundo, só para adquirir cadernos.
Na lista deste material não estão adicionados nem o pacote de lápis, de lapiseiras, afia lápis, borracha, nem do volume de lápis de cor, régua e mochila, em que o encarregado de educação tem de desembolsar no mínimo 35 mil.
Não estão igualmente reflectidos nesses valores os custos com a bata ou uniforme, a mochila escolar ou a cadeira e o estojo para o desenho. Este material pode custar até 35 mil kwanzas.
No supermercado Kero, na Cidade do Kilamba, por exemplo, a bata custa 3.500 kwanzas e a mochila está fixado em 28 mil kwanzas. No Kibabo, a régua de 30 centímetros custa 2 500, muito acima dos 1 200 no Candando e Shoprite. Um estojo para desenho custa 3 500 kwanzas.
Livro (não) gratuitos
Os valores acima referidos não incluem os livros, porque no ensino de base a venda é proibida, embora muitos pais dizem que não conseguem obter estes manuais gratuitamente, sendo por isso obrigados a comprar.
Salientar que a Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino orienta ao Estado a disponibilizar os manuais aos alunos, em todas as escolas das 18 províncias do país.
Por exemplo, os estudantes do primeiro ciclo do Ensino Secundário vão gastar pelo menos 40 mil kwanzas para a compra de todo o material didáctico. Se examinarmos que o custo de cada caderno é de 850 kwanzas. Em Luanda, o aluno da 7ª classe gasta 8 800 kwanzas só para os cadernos necessários às 12 disciplinas, o da 8ª classe, com 13 disciplinas, gasta 10 500 kwanzas, enquanto o da 9ª classe, com 15 cadeiras, gasta quase 12 mil kwanzas.
JA