Angola tem cerca de 24 milhões de subscritores móveis, mas apenas 28,72% das pessoas têm acesso à internet. Os números foram avançados hoje pelo director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, Matias Borges durante o VI fórum Telecom do Expansão.
Neste momento a taxa de cobertura 4G é de 34% e pretende-se atingir os 48% até o final deste ano. Já a rede 3G é de 90% , enquanto a rede 5G espera-se que atinja uma cobertura de 2% até Dezembro de 2023.
Angola quer atingir uma taxa de 85% de cobertura da rede de internet 4G até 2027, informou hoje durante o VI Fórum Telecom do Expansão, o director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, Matias Borges.
O responsável que aborda o tema “A rede de infraestruturas existentes no País e o seu desenvolvimento futuro” afirmou que o País registou um grande avanço a nível das telecomunicações, mas ainda enfrenta problemas e muitos desafios.
“Precisamos reformar os troços existentes que estão com problemas e também construir novos troços”, disse.
Neste momento a taxa de cobertura 4G é de 34% e pretende-se atingir os 48% até o final deste ano. Já a rede 3G é tem uma taxa de cobertura emvolta dos 90% enquanto a rede 5G espera-se que uma taxa de 2% até Dezembro de 2023, apontam os números do ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Expansão