A embaixada de Marrocos em Angola cedeu terça-feira, 17, material informático e uma equipa de intérpretes do seu País para apoiar os delegados que vêm do mundo árabe para participar na 147ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), a decorrer de 23 a 27 deste mês, em Luanda.
Durante um encontro com o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, a embaixadora do Reino de Marrocos em Angola, Saadia El Alaqui, foi informada que até ao momento 120 países já confirmaram presença para participar na reunião.
“Por mais que tenhamos, os recursos são sempre insuficientes por causa das necessidades da própria dinâmica. Marrocos cedeu-nos alguns equipamentos informáticos, entre eles computadores”, agradeceu Pedro de Néri.
Refira-se que durante a 146ª Assembleia Geral da União Interparlamentar os parlamentares vão analisar as estratégias da organização nas alterações climáticas, a responsabilização a todos os níveis, bem como a transformação de discursos em acções de combate às alterações climáticas. Segundo apurou ainda o Novo Jornal, a previsão de lançamento dos canais da TV e Rádio Parlamento é para os finais do mês de Outubro, aquando da realização da 174ª da Assembleia Geral da União Interparlamentar.
O hino da UIP, criado em 1889, vai ser ouvido pela primeira vez em Angola durante da 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar. Angola é o primeiro Estado africano e o segundo País de expressão portuguesa, depois do Brasil, a organizar o maior evento dos Parlamentos do mundo.
A UIP é composta por 178 Parlamentos de 179 países do mundo e 12 assembleias regionais. A organização tem carácter intergovernamental, funciona sob o sistema da Organização das Nações Unidas e o seu principal desiderato é obter a paz e cooperação entre os povos e a consolidação das instituições representativas através do diálogo.
JA