0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Pérolas trazem para casa 14º título continental em andebol

Data:

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol está de regresso ao país, depois da conquista da medalha de ouro na 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, disputado de 8 a 18 do corrente, na cidade de Yaoundé, capital dos Camarões.

O “Sete” nacional, que terminou invicto a competição, arrebatou pela 14ª vez o título continental, ao derrotar, na final, a equipa da casa, por convincentes 25-15, defraudando as expectativas de milhares de adeptos que quase lotaram o Palácio dos Desportos da capital camaronesa.

As Pérolas tiveram uma trajectória imaculada na prova, confirmando a hegemonia no continente.

A Selecção Nacional traz assim definitivamente a Taça Edith Bongo, uma homenagem à falecida esposa do também malogrado Presidente do Gabão, Omar Bongo, e filha do Presidente da República do Congo, Denis Sassonguesso, pelo  facto de ter ganhado consecutivamente as três últimas edições da competição.

O troféu vai engalanar a galeria da Federação Angolana de Andebol, FAAND. José Amaral “Maninho”, presidente da FAAND, era um homem emocionado e satisfeito no final da competição.

 Ainda no calor dos festejos, no Palácio dos Desportos de Yaoundé, o dirigente federativo disse, ao Jornal de Angola,  que a conquista  “é um bom começo de mandato, apesar  do pouco tempo que o elenco teve para criar as condições para preparar as campeãs africanas, acrescido do facto de a equipa ter tido também um período exíguo para treinar para a prova”. 

Maninho acrescentou que, embora as principais unidades da selecção, que actuam no exterior do país, tivessem apenas uma semana de preparação conjunta, com as outras integrantes, “a equipa foi crescendo competitivamente, jogo a jogo, e conseguimos concretizar o objectivo que nos trouxe aqui, que era ganhar a competição. Quero felicitar as jogadoras e a equipa técnica, que foram irrepreensíveis e muito profissionais”.

 O grupo

A Selecção Nacional ganhou  os cinco jogos, com vitórias sobre Cabo Verde, 39-14, Congo, 29-24, RDC, 29-20, Tunísia, 27-23, após prolongamento, e Camarões, 25-15.
A equipa comandada por Filipe Cruz marcou 149 golos, média de 29,8 por jogo, e consentiu 94, média de 19,4 por partida. 

Teresa Almeida “Bá”, Helena de Sousa e Paulina da Silva (guarda-redes), Albertina Kassoma e Liliana Venâncio (pivôs), Helena Paulo, Isabel Guialo “Belinha” e Marília Quizelete “Inglesa” (centrais), Juliana Machado, Carolina Morais e Natália Kamalandua (pontas direita), Vilma da Silva, Natália Bernardo e Dalva Peres (pontas esquerda),Wuta Dombaxi e Aznaide Carlos (laterais direita), Stélvia Pascoal e Magda Cazanga (laterais esquerda) são as jogadoras que integraram a selecção.

A equipa técnica liderada por Filipe Cruz contou ainda com a inclusão de Edgar Neto e José Chuma (técnicos-adjuntos), Adolfo Paulo (técnico de Scouting), António Neto (médico) e Marina Calister (fisioterapeuta).

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...