Após atingir o valor mais alto do ano na semana passada, o Brent, referência para as exportações angolanas, com vencimento em Dezembro caiu 0,02%, para 90,73 USD o barril. O WTI dos EUA para entrega em Novembro caiu 0,1% para 88,95 USD o barril.
O preço do petróleo segue agora em baixa numa altura em que as preocupações macroeconómicas se sobrepõem às perspectivas de aperto do mercado no IV trimestre do ano.
Na base está a possibilidade de taxas de juro mais elevada tornar mais dispendioso o armazenamento e o transporte do ouro negro, já que, de acordo com a blomberg, Federal Reserve precisará manter os custos dos empréstimos mais elevados por mais tempo. Por outro lado, está a apreciação do dólar que também torna mais cara a compra de crude.
Nesta terça, 03, perto das 09:00, hora de Luanda, o barril de Brent do, negociado em Londres, que serve de referência para as exportações angolanas, estava a valer 90,70 USD, menos mais 0,69% que no fecho de segunda-feira, quebrando uma sólida presença acima da fasquia dos 90 USD há quase um mês. Já o West Texas Intermediate (WTI na sigla em inglês) estava a ser negociado perto de 89 USD por barril, após cair 2,2% na sessão anterior.
Assim, o crude segue a cair após atingir o valor mais alto do ano na semana passada, ao ser negociado a 97,69 USD.
Entretanto, de acordo com a Bloomberg, os ministros da OPEP+ irão reunir-se para analisar os mercados globais na quarta-feira. Os delegados do grupo não esperam que o painel recomende quaisquer mudanças nas políticas.
Expansão