A Procuradoria-geral da República, através do Sistema Nacional de Recuperação de Activos, apreendeu na província da Huíla um hotel de 3 estrelas alegadamente construído com fundos públicos.
A titularidade do Hotel é atribuída ao Coronel das Forças Armadas Angolanas, Manuel Correia, antigo responsável da Casa de Segurança a nível do Cuando Cubango.
O Coronel Manuel Correia foi detido no início do mês passado, em Menongue, no acto da operação caranguejo no qual tem o oficial Pedro Lussaty como um dos principais rostos.
Até antes da apreensão, o hotel esteve aberto ao público. Localizada no município de Caluquembe, a unidade hoteleira foi construída de raiz inicialmente por efectivos da Casa de Segurança do Presidente da República, tendo sido concluída e apetrechado por duas empresas estrangeiras.
Consta que o hotel é o único da localidade com 34 quartos, restaurante, bar e salão de beleza.
Entretanto, para quem já lá esteve alojado refere-se a unidade hoteleira como sendo uma das melhores da província da Huíla e que não fica a dever nada aos hotéis pelo país.
Ainda no município de Caluquembe, a PGR apreendeu do Coronel Manuel Correia, uma padaria construída pelos efectivos da casa de segurança, cujas obras foram realizadas por empresas chinesas.
RNA/CD