O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, durante o discurso à nação, na Assembleia Nacional (AN), a recuperação de bens imóveis avaliados em 1,7 mil milhões USD.
João Lourenço também disse que foram recuperados participações sociais em empresas num montante quantificado em pelo menos 800 milhões USD e recursos financeiros no valor de 133,3 milhões USD.
“Ainda este ano foram apreendidos ou arrestados (em Angola e no estrangeiro) bens imóveis, participações sociais e valores monetários no valor total de mil milhões USD”, afirmou o Chefe de Estado, no acto que marcou a abertura do 2º ano parlamentar da 5ª legislatura.
No âmbito do combate à corrupção e recuperação de activos, o Presidente da República, que se dirigiu à nação nas vestes de Chefe de Estado, informou que foram instaurados 267 processos e realizados 122 inquéritos para averiguar indícios de prática de crimes económico-financeiros.
Sobre a matéria em causa, segundo ainda a mais alta entidade do Estado, 109 processos deram entrada nos tribunais de jurisdição comum, sendo 51 no Tribunal Supremo.
“O combate à corrupção e o processo de recuperação de activos continuam no topo da agenda do Estado”, assegurou João Lourenço durante o discurso à nação, proferido no dia 16 de Outubro de 2023.