O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, em audiência na manhã desta quarta-feira, o secretário de Defesa dos Estados Unidos da América, Lloyd Austin, no âmbito do reforço da cooperação militar e de segurança entre os dois países.
As relações de cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América dominaram a audiência, testemunhada por altos funcionários das duas Administrações, avança a Presidência da República na sua página oficial Facebook.
Desde terça-feira na capital angolana, o representante norte-americano vai manter, também, hoje um encontro de cortesia com o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
Hoje, às 14 horas, Lloyd Austin vai proferir um discurso no auditório do Arquivo Histórico Nacional, sobre os novos ângulos da política dos EUA para a África, sob o lema “O Poder da Parceria”.
Com o Chefe de Estado, o secretário da Defesa dos EUA deve, entre outros aspectos, discutir “soluções lideradas por africanos para desafios de segurança mútua e destacar a importância das parcerias dos Estados Unidos no continente”, aliás, objectivo que domina o périplo ao Djibouti, Somália, Quénia e Angola.
ANGOP