O Presidente da República, João Lourenço, exonerou hoje, Manuel José Nunes Júnior, do cargo de Ministro de Estado para a Coordenação Económica.
Para o seu lugar, João Lourenço nomeou, no mesmo Decreto, o até então Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, ora exonerado da função que exercia, .
O QUE NÃO SABEMOS
Como é de costume, não foram avançadas as causas precisas da exoneração de Manuel Nunes Júnior que há anos liderou a equipa económica do Executivo angolano, apenas lê-se no Documento, por conveniência de serviço.
Todavia, a exoneração acontece 7 dias depois, para não dizer horas, do então Ministro de Estado da Coordenação Económica ter vindo a público apresentar a GRANDE decisão política dos cortes dos subsídios aos combustíveis, precisamente à gasolina.
Para justificar esta medida, Manuel Nunes Júnior lembrara que os gastos do Estado com os subsídios aos combustíveis foi, em 2022, na ordem dos 3,8 mil milhões USD, quase 2 biliões de kwanzas.
“Esta verba representa”, adiantava o ex governante, “92% dos gastos totais no ano passado com a educação e a saúde”.
Hoje, dia 08 de Junho de 2023, Manuel Nunes Júnior é exonerado, quando há precisos 7 dias parecia estável e ser de facto um dos “Homens do Presidente”!