O Presidente da República João Lourenço, é aguardado hoje em Oslo, onde vai efectuar uma visita de Estado ao Reino da Noruega nos dias 17 e 18, quinta e sexta-feira.
Dos momentos a destacar constam uma visita ao Parlamento, onde será recebido pelo presidente daquele país , Masud Gharhakhani, bem como encontros com o Primeiro-Ministro norueguês, Jonas Gahr Store e com a Sua Majestade o Rei Harald.
A visita de Estado do Presidente angolano à Noruega ficará marcada também pela realização de um fórum empresarial, onde João Lourenço será orador principal, para explicar aos homens de negócios noruegueses como poderão investir em Angola.
Na sequência, o Chefe de Estado receberá alguns empresários locais em audiências separadas, sempre com o mesmo objectivo. A visita do Presidente João Lourenço ao Reino da Noruega termina sexta-feira à tarde.
Programa de encontros
Trata-se da primeira visita de um Chefe de Estado angolano ao país do Norte da Europa e está enquadrada na acção da diplomacia económica, liderada pelo Presidente João Lourenço. Está previsto, pós-Fórum de Negócios, encontros em separado com os líderes das principais empresas interessadas em investir em Angola.
A oportunidade gerada pelo Fórum Empresarial deverá servir para os ministros integrantes da delegação presidencial, realizarem contactos e mostrarem aos investidores locais as oportunidades existentes no país, nos diversos sectores.
Em Oslo, a capital norueguesa, estão os ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo e o da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, além do das Relações Exteriores, Téte António.
A Noruega está entre os 13 maiores produtores de petróleo do mundo, extraindo 1,7 milhão de barris/dia, segundo dados de 2020, depois de em 2018 ter apresentado uma exportação de 1,25 milhão de barris/dia, sendo assim o décimo quarto maior exportador mundial.
JA