O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se, hoje, a Brazzaville, República do Congo, para consultas políticas com o homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso, sobre a situação no Gabão.
O Gabão enfrenta, desde a madrugada de ontem, um golpe de Estado levado a cabo por militares, na sequência do anúncio dos resultados das eleições de sábado.
Um grupo de militares anunciou esta quarta-feira, 30, o fim do actual governo no Gabão e a prisão domiciliar do presidente Ali Bongo Ondimba, poucas horas após o anúncio da reeleição do mandatário, que estava há 14 anos no poder.
Poucos minutos após a difusão dos resultados oficiais das eleições gerais que deram a vitória a Ali Bongo com 64,27% dos votos, um grupo de militares assumiu o poder, anunciando a anulação das eleições e a dissolução das instituições.
O anúncio foi feito por um grupo de soldados gaboneses, no canal de televisão público Gabon 24, cujos estúdios se encontram no palácio presidencial.
Enquanto eram anunciados os números, pouco antes das 05h da manhã, a transmissão foi interrompida por alguns minutos. Uma dúzia de militares apareceu então no ecrã.
JA