0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

RDC: combate recomeça com rebeldes do M23

Data:

Islâmicos suspeitos mataram pelo menos 18 pessoas em um ataque a uma aldeia no leste do Congo na noite de domingo, enquanto os combates foram retomados com o grupo rebelde M23 em uma província vizinha.

Combatentes que se acredita serem das Forças Democráticas Aliadas (ADF) mataram moradores e incendiaram casas na aldeia de Otomabere, no território de Irumu, província de Ituri, disse uma testemunha, um chefe local e um grupo local de direitos humanos.

O porta-voz do exército congolês Jules Ngongo confirmou o ataque da ADF sem dar um número de mortos, e disse que as forças congolesas estavam em busca dos agressores.

A ADF é uma milícia ugandense que se mudou para o leste do Congo na década de 1990.

O grupo realiza ataques frequentes e matou mais de 1.300 pessoas entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, segundo um relatório das Nações Unidas.

“Estávamos conversando com alguns amigos do lado de fora (quando) ouvimos tiros e todos fugiram em uma direção diferente. Foi um pânico total”, disse Kimwenza Malembe, moradora de Otomabere.

“Esta manhã contamos 18 mortos, mortos por facas e armas de fogo”, disse ele.

O chefe de Irumu, Jonas Izorabo Lemi, disse que recebeu a notícia de 20 mortos. Christophe Munyanderu, coordenador do grupo local Convenção para o Respeito dos Direitos Humanos (CRDH), também disse que o número provisório de mortos é de 20.

Uganda enviou pelo menos 1.700 soldados ao vizinho Congo para ajudar a combater a ADF, e na semana passada os dois países estenderam sua operação conjunta lançada no final do ano passado.

Mais ao sul, na província de Kivu do Norte, os combates recomeçaram na segunda-feira entre o exército congolês e o M23 , um grupo rebelde que alega representar os interesses da etnia tutsis, disse o porta-voz do governo congolês Patrick Muyaya.

O governo acusa Ruanda de apoiar o M23, o que Ruanda nega. O ressurgimento do grupo nas últimas semanas causou uma rixa diplomática entre os dois vizinhos.

– Reuters

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...