0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Receitas com exportação de petróleo crescem 60% para 32,1 mil milhões USD

Data:

Em apenas nove meses já foram vendidos pouco mais de 302 milhões de barris de petróleo contra os 295 milhões de barris exportados no mesmo período do ano passado. O preço também ajudou, já que cada barril foi vendido em média 40 USD mais caro este ano.

As receitas brutas com a exportação de petróleo angolano cresceram 40,9% para 10,2 mil milhões de USD no III trimestre de 2022 em relação ao período homólogo, elevando para 32,1 mil milhões USD estas receitas entre Janeiro e Setembro.

Contas feitas, nos primeiros nove meses deste ano Angola captou mais 60% das receitas brutas registadas no mesmo período de 2021, quando foram exportados o equivalente a 20,0 mil milhões USD.

De acordo com o relatório de exportação do III trimestre do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) a justificar o aumento das receitas brutas de exportação no III trimestre está o preço médio que se cifrou em 100,8 USD contra os 73,5 registados no período homólogo no ano passado.

 Já no I trimestre, de acordo com dados do BNA, o preço médio cifrou-se nos 102,9 USD (contra os 61,7 USD homólogos) e no II trimestre cifrou-se em 113,9 USD (contra os 68,6 USD do II trimestre de 2021). Ou seja, em termos médios o preço do barril de petróleo saltou de quase 68 USD nos primeiros nove meses de 2021 para quase 106 USD no mesmo período deste ano.

Mas não foi apenas o preço a aumentar já que as quantidades de crude angolano vendido lá fora também cresceram. Face ao mesmo período de 2021, entre Janeiro e Setembro deste ano foram vendidos 302,4 milhões de barris, ou seja mais 7,1 milhões face aos 295,3 milhões do período homólogo.

Em termos de destinos do petróleo angolano, a China continua a liderar, já que foi para aquele país asiático quase 55% do petróleo produzido em território nacional. A Índia com 9% é o segundo maior comprador do petróleo angolano.

as exportações de Angola para a China estão a crescer em termos de valor, sendo que nos primeiros 9 meses do ano as exportações de petróleo para a China já renderam 17,4 mil milhões de USD contra os 14,2 mil milhões de receitas brutas que renderam as exportações de Angola para o Gigante asiático nos primeiros nove meses de 2021, um crescimento de 23%.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...