0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Receitas petrolíferas caem no primeiro trimestre de 2023

Data:

O Estado arrecadou com a receita fiscal petrolífera no primeiro trimestre deste ano, 1,3 bilião de kwanzas, menos 800 mil milhões em relação ao mesmo período de 2022, em que se encaixou Kz 2,1 biliões.

Segundo comunicado da Direcção de Tributação Especial (DTE), esses valores (Kz 1,3 bilião) resultaram da venda 96,84 milhões de barris de petróleo ao preço médio de USD 79,31.

O órgão do Ministério das Finanças informa ainda que no primeiro trimestre de 2022, o Estado arrecadou 2,1 biliões de kwanzas e foram exportados 103,144 milhões de barris, ao preço médio de USD 87.

“O primeiro trimestre deste ano (2023) perde com o 2022, quer pelo preço médio do barril e quer pelas quantidades de petróleo bruto exportadas, sendo que a receita arrecadada resulta do pagamento dos impostos sobre a transacção, partilha e produção de crude”, diz, o comunicado.

De recordar que para este ano económico de 2023, a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) tem o preço de referência de 75 dólares norte-americanos por barril de petróleo, considerando uma produção petrolífera média diária de 1,18 milhões de barris.

ANGOP

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...