Washington impôs sanções a uma rede de contrabando de petróleo liderada por figuras ligadas à Guarda Revolucionária do Irão e supostamente apoiadas pelo governo russo.
“Hoje, os EUA estão a sancionar uma rede internacional de contrabando de petróleo e lavagem de dinheiro usada para gerar receita para o Irão. Qualquer pessoa que compre petróleo do Irão enfrenta a perspectiva de sanções dos EUA”, twittou o Departamento do Tesouro dos EUA na quarta-feira . .
Entre os sancionados estão os actuais e ex-membros da força Quds da Guarda Revolucionária do Irão, juntamente com empresas chinesas e um ex-diplomata afegão.
Do lado russo, as sanções visam a RPP LLC, que o Departamento do Tesouro diz ser a empresa usada para ajudar a lavar milhões de dólares para a Força Quds. Também é acusado o Zamanoil DMCC, com sede nos Emirados Árabes Unidos, que o Departamento do Tesouro afirma estar a trabalhar com o Kremlin e a Rosneft para enviar petróleo iraniano para empresas na Europa.
Diz-se que a rede gera centenas de milhões de dólares para a força Quds e o Hezbollah.
“Esta rede de contrabando de petróleo, liderada pelo funcionário do IRGC-QF designado pelos EUA Behnam Shahriyari e pelo ex-funcionário do IRGC-QF Rostam Ghasemi e apoiada por altas entidades do governo da Federação Russa e órgãos econômicos estatais, actuou como um elemento crítico da política do Irão.
Segundo um comunicado do Departamento do Tesouro, as receitas geradas do petróleo desta rede tem perpetuado conflitos e sofrimento em toda a região”, segundo
Na quarta-feira, Robert Malley, enviado especial para o Irão, disse ao Comitê de Relações Exteriores do Senado que as chances de chegar a um acordo com o Irão eram “ na melhor das hipóteses, tênues ”.
Na semana passada, a National Iranian Oil Co. afirmou que o país poderia dobrar suas exportações de petróleo bruto se as sanções fossem removidas.
OILPRICE