Sete novos acordos de cooperação foram assinados na tarde desta sexta-feira, 25, em Luanda, por membros dos governos de Angola e do Brasil no quadro da visita que o Presidente brasileiro efectua, desde a noite de ontem, a Luanda.
Os instrumentos rubricados visam o reforço da cooperação entre os dois países “irmãos” da lusofonia, e vão da Agricultura à Saúde, do Ensino ao Turismo.
O primeiro é sobre o Exercício de Actividades Profissionais Remuneradas pelos Dependentes do Pessoal Diplomático, Consular, Militar, Administrativo e Técnico das Missões Diplomáticas e Consulares, rubricado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros do Brasil e das Relações Exteriores de Angola.
Também acordos no sector da Saúde, para o tratamento da Lepra. O sector da Educação também está contemplado na lista, e é sobre o Projecto “Escola de Todos”.
Na economia foi também assinado um acordo no domínio do Investimento e Promoção de Exportações.
A cerimónia de assinatura teve lugar no Palácio Presidencial e foi testemunhada pelos presidentes da Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Angola, João Lourenço.
JA