A Nigéria testemunha um aumento de 41% em agentes de dinheiro móvel registados, alimentados por mudanças regulatórias e novas licenças no mercado.
- A adopção do dinheiro móvel na Nigéria regista um aumento de 22% nos valores das transações, atingindo US$ 1,26 trilhão, e um aumento na posse de contas de dinheiro móvel para 22% entre os adultos conscientes.
- O dinheiro móvel impulsiona a inclusão financeira globalmente, com contas registadas atingindo 1,6 bilhão em todo o mundo e um crescimento significativo de 17% na África Subsaariana, capacitando mulheres e permitindo remessas internacionais.
De acordo com pesquisas recentes, houve um aumento de 41% no número de agentes registados para transferências móveis de dinheiro na Nigéria. A Fundação Bill & Belinda Gates ajudou a GSM Association (GSMA) a elaborar o relatório State of the Industry on Mobile Money 2023.
Alguns dos principais contribuintes para o crescimento do dinheiro móvel nos últimos anos foram as mudanças regulatórias em grandes mercados. Na Nigéria, por exemplo, novas licenças fizeram surgir muitos players de dinheiro móvel e, com isso, um crescimento de 41% no número de agentes registrados”, disse o diretor-geral da GSMA, Mats Granryd.
A posse de contas de dinheiro móvel aumentou de 16% para 22% entre todos os adultos na Nigéria que estão cientes disso e usaram um telefone celular no ano passado. Em 88% de todos os usuários adultos de dinheiro móvel, a conta é registada no nome do usuário (um aumento de nove pontos percentuais ano após ano). Assim diz o relatório.
As contas de dinheiro móvel registadas globalmente aumentaram de 1,4 bilhão em 2021 para 1,6 bilhão em 2022, um aumento de 13% ano a ano, de acordo com as estatísticas. No entanto, grande parte dessa expansão ocorreu na África Subsaariana, onde houve um aumento de 17% nas contas cadastradas, elevando a base de usuários da região para 763 milhões.
O documento também discutiu as maneiras pelas quais as plataformas de dinheiro móvel permitem que os consumidores economizem dinheiro. Cerca de 60% das MMPs forneceram aos consumidores uma conta de poupança em 2022. Em 2021, apenas metade dessas empresas oferecia um produto de poupança.
De acordo com o World Bank Global Findex 2021, 39% de todos os titulares de contas de dinheiro móvel na África Subsaariana, ou 15% dos adultos, economizaram usando uma conta de dinheiro móvel.
“Embora haja muito mais trabalho a ser feito neste espaço, este é um avanço extremamente positivo quando as mulheres têm acesso a telefones celulares e dinheiro móvel, elas podem aumentar sua independência econômica e fortalecer seu papel como tomadoras de decisões financeiras.” disse Mats Granryd.
“O dinheiro móvel está impulsionando a inclusão financeira em todo o mundo. À medida que continua crescendo, oferece uma oportunidade incrível de alcançar 1,4 bilhão de pessoas que ainda não têm acesso a serviços financeiros”, acrescentou.
De acordo com o relatório, o dinheiro móvel também foi usado com mais frequência para pagamentos de remessas internacionais. As remessas internacionais possibilitadas pelo dinheiro móvel aumentaram 28% ano a ano.
Apesar do facto de que as mulheres são 28% menos propensas do que os homens a possuir uma conta de dinheiro móvel em países de baixa e média renda, a pesquisa tem algumas conclusões encorajadoras.
De acordo com a pesquisa, o dinheiro móvel está ajudando mulheres e outras pessoas com renda modesta a se tornarem mais incluídas financeiramente em muitos países emergentes. Mais mulheres do que nunca têm uma conta de dinheiro móvel e a usam a uma taxa comparável à dos homens ao longo de um período de 30 dias.
BI