0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Saiba como ser um executivo de alto desempenho

Data:

Os melhores executivos sabem o que fazem bem e o que não fazem.

Trabalhei com centenas de executivos nas últimas duas décadas, ajudando-os a descobrir como crescer e dimensionar os seus negócios e formar equipas de alto desempenho. 

E embora eu esteja geralmente focado no crescimento e sucesso geral do negócio, aprendi que, se vamos escalar um negócio, também precisamos escalar as pessoas que o administram. Se não o fizermos, rapidamente atingiremos limites e tectos.

O desafio em muitas empresas em estágio inicial é que os executivos que as dirigem muitas vezes não têm muita experiência nas áreas críticas necessárias para o crescimento. Normalmente, a equipa fundadora está ainda a aprender a desenvolver as suas habilidades e profundidade de conhecimento no domínio. 

Isso é bom no começo, quando as coisas estão a acontecer rapidamente, pois você precisa de líderes flexíveis que possam aprender rapidamente em novos ambientes. Mas à medida que escala, começa a precisar de experiência e profundidade também.

Aqui estão três perguntas-chave que faço aos líderes que enfrentam o desafio de como evoluir e planear o seu desenvolvimento profissional. Isso não apenas ajudará a empresa a criar a melhor equipa de liderança mas também a manter as pessoas engajadas e motivadas durante todo o processo de crescimento.

1. O que impulsiona o engajamento?

A primeira pergunta que deve ser feita é: o que você realmente gosta de fazer que o mantém engajado e o desafia continuamente? É mais do que apenas gostar de algo. Você precisa realmente ser compelido e motivado a melhorar ao longo do tempo para poder manter seu foco a longo prazo.

Anote todas as tarefas e trabalhos que você faz. Agora pense em, quando e como se envolveu nesse trabalho. Encontre de três a cinco coisas nas quais você percebe um alto grau de engajamento. 

Procure períodos em que perde a noção do tempo ou tende a adiar outras tarefas, ou mesmo coisas como comer, para passar mais tempo a trabalhar. Encontre aquelas actividades em que está totalmente absorto no trabalho e esqueça todo o resto.

Se você não conseguir encontrar nenhuma actividade óbvia, encontre aquelas sobre as quais você tem mais curiosidade e comece a dedicar um pouco mais de tempo e foco para entrar nelas e perceber o que acontece. Sua curiosidade aumenta ou você fica entediado rapidamente e quer seguir em frente?

2. No que você é realmente bom?

Não basta apenas desfrutar de algo. Também precisa ser bom nisso para criar valor. Algo que você adora fazer e no qual não é proficiente é um hobby, não uma profissão. Procure coisas em que você recebe muitos comentários positivos e coisas que as pessoas pedem para você fazer com frequência. 

Se puder, obtenha mais feedback de colegas e chefes sobre o que eles consideram habilidades e contribuições valiosas. Você não precisa ser um especialista mundial em algo, mas quer ser visto como tendo um alto grau de habilidade e desempenho. Concentre-se no que as outras pessoas acham que você é realmente bom, não apenas em sua própria avaliação. 

Às vezes, sabemos demais e somos muito autocríticos. Você pode sentir que realmente não sabe o que está fazendo, ou sabe que há muito mais para aprender, mas alguém não educado na área pode considerá-lo brilhante. É mais sobre o que os outros pensam, não apenas o que você pensa.

3. O que ninguém mais pode fazer?

Finalmente, você precisa procurar as coisas que ninguém mais pode fazer como você. Se todo mundo também está a fazer alguma coisa, há pouco espaço para diferenciação ou para ser visto como um recurso único. Quer encontrar algo de que goste, em que seja bom e que ninguém mais possa fazer.

Se não conseguir encontrar nada verdadeiramente único à mão, comece a procurar maneiras de adicionar ou combinar habilidades e experiências para criar uma capacidade valiosa e única. 

Talvez seja realmente bom em direito contratual, formou-se em estudos ambientais na faculdade e seja um colecionador de pedras por hobby. Você pode combiná-los para focar em contratos envolvendo uso de terras públicas para mineração e silvicultura?

Desenvolver um nicho é uma excelente maneira de se tornar muito procurado e altamente remunerado. Não tenha medo de criar um domínio único; apenas certifique-se de que haja pelo menos um punhado de pessoas e empresas que realmente precisam desse conhecimento. 

Tornar-se um executivo de alto desempenho é criar um valor único e desejável em seu mercado. Concentrar-se nessas três perguntas o ajudará a encontrar algo pelo qual você não é apenas apaixonado, mas algo em torno do qual você pode criar um nicho real. Como dizem, as riquezas estão nos nichos.

INCA. Africa

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...