Cerca de 15 concorrentes internos confirmaram já as suas participações, no primeiro dia de inscrições, na 62ª edição da corrida São Silvestre de Luanda, que acontece no próximo dia 31 de Dezembro.
A Angop soube da Federação Angolana de Atletismo que este número refere-se apenas ao único posto aberto segunda-feira, na sede da instituição, em que os inscritos pagam a quantia de 500 kwanzas.
Os demais postos de inscrições abrem no próximo dia 1 de Dezembro e encerram no dia 28. Os participantes têm direito a um kit de equipamento da competição.
Os fundistas podem inscrever-se na sede da federação, na Urbanização Nova Vida, Cidadela Desportiva, Ilha do Cabo, Marco Histórico do Cazenga, Casa da Juventude de Viana, Administração de Cacuaco e da Centralidade do Kilamba.
Com o convite formulado aos fundistas da África do Sul, Botswana, Namíbia e Moçambique, a corrida volta a ter o cariz internacional. Cinco mil dólares (equivalente em kwanzas) é o valor do prémio para o vencedor nas distintas categorias. Orçada em 39 milhões de kwanzas, a organização espera ter três mil participantes.
Francisco Caluvi (masculinos) e Adelaide Machado (femininos), ambos do Interclube, venceram a 61ª edição, realizada sem participantes estrangeiros convidados, por dificuldades financeiras.
Cerca de dois mil concorrentes, entre federados, adaptados e populares, inscreveram-se para a competição que distribuiu 500 mil kwanzas a cada um dos vencedores.
A última vez que a corrida pedestre da capital angolana decorreu sem estrangeiros foi em 2009. O vencedor foi José Dala.
A primeira edição desta corrida ocorreu em 1954 apenas com os caseiros, com triunfo de Isidro Louro. A internacionalização foi em 1964, com a consagração do moçambicano António Repinga.
A São Silvestre de Luanda, com 10 mil metros de distância, inicia no largo da Mutamba e termina no estádio dos Coqueiros.