A disputa pela substituição de Luís Paulo Monteiro, na Ordem dos Advogados de Angola (OAA), já iniciou, com o jurista Sebastião Vinte e Cinco a encabeçar a disputa.
Sebastião Vinte e Cinco, foi o primeiro a depositar a sua candidatura e aguarda saber se terá ou não concorrentes para o ciclo 2024- 2026.
Apesar de ser a primeira ordem no País, a instituição que congrega todos os licenciados em direito que exercem advocacia não tem experiência de organização de eleições com mais de uma lista, uma vez que apenas no pleito eleitoral de 2012, em que Hermenegildo Cachimbombo – eleito bastonário – se apresentaram dois candidatos para disputar a liderança da mais antiga ordem profissional de Angola.
A regra desde a fundação da OAA tem sido a das listas únicas. Para lidar com imensos desafios que à Justiça enfrenta no país, para além de Sebastião Vinte e Cinco, fala-se também de outros advogados como Correia Pongolola e José Carlos Miguel. Sebastião Vinte e Cinco, depois de ter-se deslocado a todas as províncias do país e auscultado os seus colegas, “abriu as hostilidades” entregando na sede da OAA no passado dia 11 de Outubro de 2023 o dossier da candidatura da lista que encabeça.
Nos próximos dias poderão ser depositadas na OAA as propostas de candidaturas de outros potenciais candidatos. Dereferir que a galeria da OAA conta com passagens de Manuel Gonçalves (1996-2002), Raúl Araújo (2003-2005), Manuel Vicente Inglês Pinto (2005-2011), Hermenegildo Cachimbombo (2012-2017) e o actual Luís Paulo Monteiro (2018- 2023).
OPaís