De acordo com o “Pentágono” (sede do Ministério da Defesa dos EUA), a visita vai centrar-se na construção de relações de defesa mais fortes e na exploração de caminhos para uma maior cooperação militar entre os Estados Unidos da América e Angola.
A vinda a Angola enquadra-se num périplo por África, nomeadamente, que inclui o Djibouti e Quénia, com vista à sublinhar o compromisso do Departamento (Ministério) de Defesa dos EUA em reforçar as parcerias e aumentar a segurança regional no continente africano.
Trata-se da primeira visita de um secretário de Defesa dos EUA a Angola.
Em Abril de 2022, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, reuniu-se, em Washington, com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, no quadro da cooperação bilateral.
No final do encontro, os dois países reafirmaram, numa Declaração Conjunta, o compromisso de fortalecer a cooperação bilateral no domínio da defesa, dando continuidade e em celebração ao quinto aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento de 17 de Maio de 2017, entre o Ministério da Defesa Nacional de Angola e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.
ANGOP