0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Seis das 18 propostas formalizaram intenção de compra do BCI no final deste ano

Data:

Segundo dados obtidos pelo Jornal de Angola, das 18 propostas iniciais recebidas para o concurso de privatização do Banco de Comércio e Indústria (BCI), seis formalizaram a intenção, sendo quatro angolanas e duas estrangeiras.

Neste quesito, o leilão do banco deve acontecer entre Setembro e Outubro deste ano, num único dia, data em que também será anunciado o vencedor.

Tal ocorrerá, depois de terminada a actual fase de pré-qualificação e apuramento das candidaturas.

Quanto aos concorrentes, o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Patrício Vilar, reafirmou no final da reunião  da Comissão Nacional Interministerial para as Privatizações, em Luanda, que todos eles possuem as condições financeiras exigidas, razão pela qual o procedimento de concurso é por via da Bolsa.

Porém, só após a certificação das garantias bancárias e até mesmo o parecer do Banco Nacional de Angola (BNA) é que se admite a respectiva proposta.

“Essa é a virtude de recorrer-se à Bolsa. Nesse mercado, não é possível fazer-se uma operação se os concorrentes não tiverem os dinheiros nas respectivas contas.”

“Para que os referidos recursos estejam bancarizados, precisam provar a origem dos fundos e passar pelo concurso de prévia qualificação. Assim, os riscos de branqueamento de capitais e outros ficam mitigados”, Explicou.

Patrício Vila, sublinhou que uma Oferta Pública em Bolsa, leva em média um ano a ano e meio, pois os concorrentes também realizam as respectivas “due deligence”, requerendo pareceres de auditores contratados.

Por outro lado, há ainda a figura do intermediário financeiro, ao qual cabe a tarefa de procurar os investidores para interagir de forma permanente, sobre toda a informação necessária e disponível.

“O processo é bastante complexo, mas é mesmo assim. Estamos a lidar com dinheiro e ninguém mete o seu dinheiro se não obtiver garantias de lisura e de viabilidade: em negócios desta natureza é assim”, afirmou.

Ainda nesta mesma reunião, orientada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica e coordenador da Comissão Nacional Interministerial, Manuel Nunes Júnior, foi também apreciada a calendarização do Programa de Privatizações e o respectivo plano para o ano em curso.

No encontro, os membros avaliaram e concluíram existirem condições para o cumprimento das tarefas assumidas.

Em relação a outros activos do sector financeiro, designadamente Banco Angolano de Investimentos (BAI) e o Caixa Geral de Angola (BCGA), foi reapreciado o processo de preparação e concertação com os accionistas visando a privatização dos direitos do Estado nestes bancos, decidindo-se como prazo o período entre o segundo semestre deste ano e o primeiro do próximo.

Por outro lado, o líder do IGAPE,  anunciou que em breve será lançado o concurso para privatização dos activos Tv Cabo, através de Oferta Pública em Bolsa, e da Multitel, nas Telecomunicações, isso depois da Net One, que recebe candidaturas neste momento.

Segundo Patrício Vilar, o procedimento de Oferta Pública em Bolsa também vai ser observado no concurso de privatização da Sonangalp, cujas peças estão em fase de finalização.  

RNA/CD

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...