O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Serguey Lavrov, chegou às primeiras horas da manhã de hoje, segunda-feira, a Luanda, para uma visita de trabalho de algumas horas, no quadro do reforço da cooperação bilateral.
À sua chegada o chefe da diplomacia da Rússia recebeu cumprimentos de boas-vindas do secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, Domingos Custódio Vieira Lopes, diplomatas russos, entre outras individualidades.
Em Luanda, Serguey Lavrov será recebido em audiência, ainda nesta segunda-feira, pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço.
O ministro russo tem também agendado um encontro com o seu homólogo, Manuel Augusto, com quem abordará questões relacionadas com a político-diplomática mundial, continental e regional, entre outros assuntos.
As relações privilegiadas existentes entre a República de Angola e a Federação da Rússia conheceram o seu ponto alto em 1976, altura em que os dois países assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação.
De 1976 até ao presente momento, as relações entre os dois países passaram por diferentes etapas de cooperação, sendo actualmente mais significativas nos sectores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Formação de Quadros, Defesa, Interior, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca.
Actualmente, estima-se que cerca de mil russos residem em Angola, enquanto pelo menos mil e 500 angolanos vivem na Rússia.
Angop