Um certo “general” foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) pelos crimes de agressões físicas e falsificação de documento militar, no município de Viana, em Luanda.

Segundo uma fonte do SIC-Viana, que solicitou o anonimato, o episódio ocorreu ao início da tarde desta quarta-feira,29. 

Uma equipa da TV Zimbo recebeu uma denúncia sobre um litígio, relacionado com um terreno, entre o cidadão de 55 anos, cujo nome não foi revelado, que se apresentava como general das Forças Armadas Angolanas (FAA), e a sua ex-mulher.

“O homem ficou furioso com a situação quando notou a presença dos jornalistas da Zimbo que pretendiam noticiar a confusão que se tinha instalado no local dos tumultos, chegando a cuspir nos mesmos e a ferir um deles.”

Os repórteres da TV Zimbo que se deslocaram ao local da contenda foram agredidos pelo falso militar que usou um objecto contundente (barrote).

“Em função das agressões um dos jornalistas teve ferimentos ligeiro e perdeu o seu telemóvel”, conta a fonte do Novo Jornal.

Os jornalistas decidiram levar o caso de imediato a uma esquadra policial, “onde apresentaram uma queixa-crime contra o homem que apresentava passe de serviço que indicava ser um efectivo das FAA com a patente de general”.

O SIC fez saber ainda que o suspeito foi detido por crimes de falsicação de documento e por agressões físicas.

“Ele (o acusado) foi presente ontem, quinta-feira, 30, ao magistrado do Ministério Publico junto do SIC-Viana, e foi-lhe aplicada a medida de coacção de prisão preventiva por crimes por crimes de falsicação de documento e por agressões físicas”, afirmou.