A Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) E.P alcançou em 2022, uma facturação recorde ao atingir a cifra dos dois mil milhões de dólares em vendas. O valor resulta da exportação de 9,2 milhões de quilates de diamantes.
O presidente do Conselho de Administração, Eugénio Pereira Bravo da Rosa, partilhou estes dados com a imprensa à margem da visita efectuada à empresa pelos responsáveis do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).
Explicou também que alguns aspectos foram referidos, como é o caso da Sodiam ter ainda três reservas de auditoria que ainda constituem motivo de preocupação embora venham do período anterior a nossa gestão, mas temos estado a trabalhar no sentido de as eliminar.
Na visão do gestor da SODIAM, este valor deveu-se à dinâmica do mercado diamantífero internacional embora tenha-se vivido as questões resultantes da guerra da Ucrânia e as sanções impostas à Rússia, mas houve, todavia, uma grande procura de diamantes de Angola fez com que conseguisse ter uma receita superior a do ano anterior.
“O aumento desta receita deveu-se igualmente a um desvio positivo em termos das quantidades comercializadas”, afirmou. Questionado sobre o lançamento da Bolsa de Comercialização dos diamantes, Eugénio da Rosa disse que se está a trabalhar conjuntamente com outras empresas do sector e com o ministério afincadamente para que seja concluído nos próximos tempos.
Valor economico