0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Stock da dívida pública titulada aumenta 20% em Julho

Data:

O stock da dívida titulada aumentou quase 20% em Julho de 2023, face ao período homólogo, segundo cálculos da E&M com base nos dados divulgados pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Em Julho de 2023, o stock da dívida titulada era de pelo menos 11,5 biliões de Kwanzas, contra 9,6 biliões Kz do mesmo período de 2022. Registou-se um aumento de aproximadamente 1,9 biliões Kz no sétimo mês do presente exercício económico.

As contas também espelham que, aproximadamente, 97% (pelo menos 11,2 biliões Kz) do stock da dívida titulada de Julho deste ano é referente a obrigações do tesouro (OT) e 3% representam bilhetes do tesouro (BT).

Consequências

O aumento do stock da dívida pública, explica o economista Eduardo Rafael, pode ter impacto nos encargos, pois “à medida que aumenta, o pagamento dos juros correspondentes também cresce, o que pode comprometer o orçamento público porque mais recursos serão canalizados para o pagamento de juros”.        

Desta forma, continuou, o Estado terá pouco dinheiro para os sectores da saúde, educação e infra-estruturas sociais importantes (água e luz).

“O aumento do stock da dívida pode levar a restrições orçamentais mais severas, o que resulta em cortes nos gastos públicos, incluindo investimentos em sectores considerados chaves, acabando assim por afectar negativamente o crescimento económico”, disse o economista.

Aumento do custo dos empréstimos

Outra consequência do aumento do stock da dívida, de acordo com o economista Alves de Castro, cinge-se na limitação da capacidade do Estado para implementar políticas fiscais expansionistas, tais como medidas de estímulo económico.  

“Restrições fiscais podem levar a uma menor capacidade de resposta a choques económicos adversos”, disse o economista para mais adiante afirmar que também se pode registar um aumento do serviço da dívida.

Ainda para Alves de Castro, um aumento do stock da dívida pode levar as agências de classificação de risco a reduzirem a classificação de crédito do País. “Isso pode acrescer o custo do empréstimo, pois os investidores exigirão maiores taxas de juros para compensar o risco percebido”.

E & M

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...