A Empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL) relançou esta semana o serviço de transporte expresso entre as centralidades de Luanda e o centro da cidade, depois de fracassada a primeira tentativa por questões operacionais.
Numa primeira fase, este serviço vai ser feito por 10 autocarros que vão circular entre a Mutamba e as centralidades do Kilamba e KK 5000. E a seguir passam para as centralidades do Zango Zero, Zango 8000, Sequele, KM 44 e Capari.
Segundo o PCA da empresa pública de transporte rodoviário, foram criadas outras condições para a efectivação deste serviço.
“Criámos outro tipo de condições e o desafio será manter a qualidade dos serviços que estamos a lançar. Inicialmente temos engajadas para este serviço 10 viaturas. Se sentirmos que há procura, temos mais para adicionar”, explicou Nelson Jorge.
Para além da manutenção da qualidade do serviço, a continuidade do mesmo é também apontada pelo responsável máximo da TCUL, como outro desafio.
“O principal desafio que podemos ter nesta altura é manter o serviço. Já tivemos este serviço na nossa grelha no passado, tivemos um conjunto de queixas dos nossos clientes, tivemos problemas operacionais sérios e tivemos de retirar o serviço da grelha”, disse.
Nelson Jorge reconhece ainda que os transportes urbanos não satisfazem as necessidades dos passageiros, situação que deve ser alterada. “Reconhecemos que há desafios a ultrapassar. O serviço de transportes urbanos deixa muito a desejar e administração da TCUL está atenta a todos os sinais do passageiro que hoje é mais exigente e quer mais qualidade dos serviços”, concluiu o PCA Nelson Jorge.
Para quem quiser sair do Kilamba ou KK 5000 para a Mutamba, ou sentido inverso, vai pagar 800 Kz por percurso. Valor idêntico será pago nas rotas que vão ligar Zango Zero e Sequele à Mutamba.
“Estamos com o serviço KK 5000, Kilamba, cujo término no centro da cidade, Mutamba, está ao valor de 800 Kz. O ponto de embarque no KK 5000, é junto à escola de Morro do Moco. No Kilamba estamos nas vias principais que são a primeira, segunda e terceira paragem. As carreiras começam a funcionar às 5:30”, explicou a directora comercial da TCUL, Bernarda Domingos.
EXPANSÃO